Menu Fechar
Compra Certa

Compra Certa: Growth Hacking

O Cliente

Compra Certa é um Clube de Compras exclusivo para clientes e funcionários de empresas parceiras, com descontos em produtos Brastemp, Consul e KitchenAid direto da fábrica e com ofertas garantidas.

Contexto / Objetivo

Participei da equipe de Growth Hacking , projeto piloto entre Jüssi e Whirlpool, que durou aproximadamente 3 meses de forma experimental com foco no Member Get Member.

O objetivo principal era criar e testar novas ideias e melhorarias de acordo com a necessidade, que agregasse e impactasse o usuário, ampliando também o número de usuários dentro do programa, além da taxa de cliques e conhecimento do programa por parte dos usuários..

Cliente: Whirpool / Compra Certa

Agência: Jüssi

Cargo: Especialista em UX

Etapas do Processo

Tínhamos uma equipe reduzida e uma semana para entregar e testar cada conjunto de ideias. Decidimos utilizar o Design Sprint para agilizar o processo e melhorar a cada ciclo. Começávamos entendendo o problema e necessidade, para que a equipe buscasse por soluções de acordo a ideia, tempo e complexidade. Era feita uma dinâmica entre a equipe onde conseguíamos um grande número de ideias (criativas, malucas, complexas, eficientes e entre outras) que posteriormente eram filtradas e selecionadas de acordo com a complexidade e eficiência.

Etapas do processo - Compra Certa

Wireframes e Prototipação

Para algumas ideias era necessário a criação de wireframes para que fosse testadas algumas funcionalidade antes mesmo de ir para o site. Outras eram implementadas direto no site pois não necessitavam de wireframes para validação, apenas testes A/B, mudança na nomenclatura, títulos, chamadas ou call to action.

Checkout: Banner & Chamada

Pensamos em inserir algumas chamadas mais concisas com call to actions ou banners em alguns pontos chave do e-commerce, para que gerasse interesse do usuário e levasse ele até a página de indicação para que ele conhecesse o programa.

Teste A

No primeiro teste, colocamos uma chamada com um call to action posicionada logo abaixo os dados do pedido porém um pouco acima da primeira dobra da página para que não atrapalhasse o usuário e também não se parecesse com outros banners que existiam na página.

 

No teste a/b com a versão controle, esse teste foi o que mais teve sucesso, mesmo estando entre os banners (o que tornava o visual um pouco poluído).

Teste B

No segundo teste, colocamos uma pequena chamada com um link (Conheça e economize) no final da confirmação de pedido (próximo ao botão de boleto e confirmação de endereço).

 

Em comparação com a versão controle, esse teste não teve o mesmo sucesso de outros testes e acabou sendo retirado.

Banner no checkout - Compra Certa

Black Friday

Utilizamos outras idéias geradas nas dinâmicas para replicá-las em outros e-commerces do mesmo cliente, como Brastemp, Consul e inclusive no Compra Certa.

 

Uma das ideias era inserir na home de todas as lojas uma espécie de contador regressivo no header do e-commerce, mostrando “super ofertas de hora em hora”, gerando senso de urgência no usuário. O mesmo contador regressivo também ficava na página do produto.

Testes & Resultados

Dashboard de Indicação

Depois da implementação tivemos um aumento de 46% no número total de cliques para indicações na página, além dos usuários passarem a conhecer melhor o programa de indicação.

Aumento de 46%
Dashboard de Indicação - Compra Certa
Botão no topo - Compra Certa

Botão/Chamada no Topo

Testamos também um novo botão no topo do e-commerce com um novo título escrito “Indique e Ganhe Créditos” e um pequeno banner com call to action. O resultado foi um aumento de 57% na nova versão (variante) para quem nunca indicou.

Aumento de 57%

Indicativo de Convites no Topo

Uma de nossas ideias era exibir o número de convites restantes para o usuário juntamente com um chamada e um call to action para posteriormente incluir novas formas de enviar convites a partir do topo mesmo.

O resultado infelizmente não foi como esperado, o teste mostrou uma pequena queda de 3% para quem já indicou. Essa e outras acabaram-se mostrando ineficientes para o usuário, então retiramos a idéia para que fosse repensada e posteriormente testada novamente.

Indicativo de Convites - Compra Certa

Emails: Chamadas & Call To Action

Junto com a criação de chamadas no Checkout, foram elaboradas outras chamadas (textos feitos pelo redator da equipe) para inserção nos emails transacionais logo abaixo das informações do produto (no meio do e-mail), de acordo com cada assunto do e-mail, aproveitando também cada momento no processo do pedido. Criamos 2 modelos para serem testados, mas devido ao prazo e limitações da ferramenta optamos por disparar apenas um modelo.